Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Cursos de Formação de Professores para o Ensino Técnico-Profissional com bolsa de estudo

Quinta-feira, 02.01.20

Cursos de Formação de Professores para o Ensino Técnico-Profissional com bolsa de estudo

Será lançado, já neste ano académico 2020, um ambicioso programa de formação de professores para o ensino técnico-profissional, com o apoio do Projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional, com financiamento da União Europeia, no quadro da cooperação com a República de Angola.

Um total de 11 cursos, em diferentes áreas de formação, e com 475 vagas, serão assegurados pela Universidade Agostinho Neto, em conjunto com o ISCED de Luanda (8 Cursos) - Cursos de Ensino de Construção Civil (105 vagas), de Electrotecnia e Energia (35 vagas), de Electrónica e Automação (35 vagas), de Electrónica e Telecomunicações (35 vagas), de Máquinas e Motores (70 vagas), de Mecânica do Frio e Climatização (35 vagas), de Metalomecânica (35 Vagas) e de Electromecânica e Manutenção (35 vagas) – e pela Universidade José Eduardo dos Santos, em conjunto com o ISCED do Huambo (3 Cursos) - Cursos de Ensino de Gestão Agrícola (30 vagas), de Produção Agro-Pecuária (30 vagas) e de Indústria Agro-alimentar (30 vagas).

Os cursos de formação de professores têm uma duração de 3 anos, conferem o grau de bacharel e habilitam os diplomados para o exercício da função docente no ensino técnico-profissional, podendo candidatar-se à respectiva frequência os diplomados, do Ensino Secundário Geral, Pedagógico e Técnico-profissional, com idade inferior a 30 anos.

A frequência dos Cursos de Formação de Professores, que serão leccionados em Luanda, na Faculdade de Engenharia, da Universidade Agostinho, e no Huambo, na Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade José Eduardo dos Santos, é apoiada através da concessão de bolsas de estudo para todos os alunos matriculados, e a sua conclusão com sucesso constitui uma forte oportunidade de ingressar na carreira docente.

As inscrições têm lugar no Campus da Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Camama, e na Faculdade de Ciências Agrárias, no Huambo – Chianga, a partir do dia 2 de Janeiro de 2020.

Podem inscrever-se os jovens e as jovens de todo o território Nacional, desde que cumpram com os requisitos fixados.

Informações complementares sobre candidaturas aos cursos e condições de acesso, podem ser obtidas junto das Universidades Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, nos seus sítios da internet e, ainda, na página do RETFOP no Facebook.

Para os Cursos em Ensino de Construção Civil, de Máquinas e Motores, de Mecânica do Frio e Climatização, de Metalomecânica, de Electromecânica e Manutenção, de Electrotecnia e Energia, de Electrónica e Automação, e de Electrónica e Telecomunicações, podem inscrever-se os diplomados do Ensino Secundário Geral, das áreas de Ciências Físicas e Biológicas; os diplomados do Ensino Secundário Pedagógico, das áreas de Ensino de Matemática e Física; e os diplomados do Ensino Médio Técnico, das áreas de Construção Civil, Electricidade, Electrónica e Telecomunicações e Mecânica.

Para os Cursos em Ensino de Produção Agro-pecuária e de Indústria Agro-alimentar, podem inscrever-se os diplomados do Ensino Secundário Geral, das áreas de Ciências Físicas e Biológicas; os diplomados do Ensino Secundário Pedagógico, das áreas de Ensino de Biologia e Química; e os diplomados do Ensino Médio Técnico, das áreas de Agricultura, Pescas e Indústrias Alimentares.

Para o Curso em Ensino de Gestão Agrícola, podem inscrever-se os diplomados do Ensino Secundário Geral das áreas de Ciências Económico-Jurídicas e os diplomados do Ensino Médio Técnico das áreas de Administração e Serviços, Agricultura, Pescas e Indústrias Alimentares.

O Programa de formação de professores, a desenvolver com o apoio do Projecto RETFOP, com financiamento da União Europeia, visa contribuir para suprir as carências existentes no ensino médio técnico e, ao mesmo tempo, contribuir para uma maior capacidade de resposta das instituições de ensino superior angolanas na formação de professores.

O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia, com uma dotação global de 22 milhões de euros, o Projecto é gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France.

fonte: https://europa.eu/capacity4dev/projetoretfop/news/cursos-de-formacao-de-professores-para-o-ensino-tecnico-profissional-com-bolsa-de-estudo

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Cesário Barbante às 14:06


2 comentários

De Anónimo a 18.01.2020 às 16:26

Muito boa tarde ilustre, gostaria de saber se as candidaturas ja terminaram.

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2020

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031